Isabella Saes

Nossa Mulher Positiva é Isabella Saes, jornalista e especialista em comunicação. Isa dividiu conosco um pouco de sua jornada desde o início da carreira e contou como consegue equilibrar a vida pessoal com a rotina empreendedora.

1. Como começou a sua carreira?

Comecei minha carreira na televisão, onde permaneci por 10 anos, e depois migrei para o rádio. Foram dois veículos que moldaram minha forma de trabalhar e, sobretudo, minha comunicação. O conhecimento que compartilho hoje, depois de quase 30 anos de estrada, é produto de tudo o que vivi em coberturas nacionais e internacionais no jornalismo, apresentações diárias e ao vivo em programas de sucesso no rádio e, também, no meu dia a dia, em que estou sempre muito focada nas relações interpessoais.

2. Como é formatado o seu modelo de negócios?

Atualmente, dou mentorias particulares e coletivas, treinamentos corporativos e aulas em programas especiais, tendo a comunicação e o autoconhecimento como temas principais. Gravação de vídeos para redes sociais, construção de marca pessoal, comunicação não violenta, conversas difíceis, comunicação para lideranças e produção de videocast estão entre os assuntos pelos quais as pessoas têm mais interesse no momento.

O diferencial do meu trabalho é que, independentemente da dor do meu cliente, vou sempre propor um olhar generoso para dentro; para, aí sim, começarmos a trabalhar sua demanda principal. Comunicação eficaz e emoção andam mais juntas do que imaginamos!

E a novidade é que, muito em breve, vou lançar meu curso on-line, “Comunicação Lucrativa”, no qual mostro como a comunicação pode ser uma poderosa aliada na busca por uma vida com ganhos expressivos em todas as áreas, inclusive a financeira.

3. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira?

Sem dúvida, o episódio de assédio moral que sofri em uma determinada empresa. Na época, eu ainda não me posicionava com tanta segurança e acabei me calando. Minha vivência e meus estudos sobre comunicação foram determinantes para a minha recuperação emocional e para mudar a forma como eu me posicionaria diante de uma questão tão grave atualmente.

4. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal com a vida corporativa/empreendedora?

São muitos pratinhos... Mas hoje, prestes a completar 50 anos, tenho uma serenidade conquistada. Uma calma, uma certeza de que a gente não controla nada nesta vida. Isso me ajuda muito a domar minha ansiedade e colocá-la no lugar certo. Então, posso dizer que equilibro bem essas "muitas vidas". Tenho a sorte de ter um parceiro que joga junto e um filho muito legal, o que facilita demais. Quando um pratinho cai (e vários caem!), a gente cola os cacos, vê beleza na imperfeição e segue em frente. É preciso honrar os processos, por mais difíceis que sejam, e aprender sempre!

5. Qual seu maior sonho?

Os sonhos mudam... Neste momento, é viver muito tempo, com saúde e dinheiro no bolso.

6. Qual sua maior conquista?

É ver que eu e meu parceiro de vida estamos criando um menino incrível para o mundo!

7. Livro, filme e mulher que admira:

Eu não tenho um livro favorito, mas o melhor que li este ano (e já foram 18) foi “Oração para Desaparecer”, da Socorro Acioli.

Meu filme favorito da vida é “Em Algum Lugar do Passado”, estrelado pelo nosso eterno Super-Homem, Christopher Reeve.

Admiro muitas mulheres, mas destaco aqui a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, uma das minhas autoras favoritas.