Carioca cria a primeira e maior plataforma de livros em português fora do Brasil

Quando se tornou mãe, em 2012, a administradora de empresas Vanessa Pfeil não esperava que isso a fizesse criar um negócio inovador, que impacta diretamente nas vidas de tantas mulheres ao redor do mundo. Morando na Alemanha, ela fez uma promessa à mãe: Ensinar português aos filhos gêmeos recém-nascidos para que pudessem se comunicar com a avó brasileira e conhecerem sua cultura materna. 

 

Em pouco tempo, ela percebeu que para manter a promessa que parecia simples, precisaria criar uma distribuidora de livros, que hoje, nove anos depois é o maior clube de livros em português brasileiro fora do Brasil, atuando em mais de 30 países, em toda a Europa, além de Espanha, Austrália, Japão, Canadá, Singapura e Estados Unidos. Este mês, ela virá da Alemanha, país em que vive há 13 anos, para o Brasil. Aqui, ela estreitará laços comerciais para a criação da Kids Bilíngue, primeira plataforma de livros infantis fora do Brasil. 

 

Vanessa sabe como ninguém a importância que a literatura pode ter na vida de uma criança: Nascida e criada no Complexo da Maré, encontrou nos livros que encontrava no lixo um alento para as necessidades que passava: “Quando não tinha o que comer em casa, eu lia. Quando faltava alguma coisa, eu lia. Eu digo que os livros me salvaram”, relembra. 

 

No site da Livros For Kids é possível encontrar publicações para todos os gostos, desde clássicos da literatura brasileira passando por Turma da Mônica, de empoderamento racial, didáticos, religiosos, entre outros.

 

O início

“Quando meus filhos nasceram, eu comprei 200 livros no Brasil! Eu não sabia se voltaria no ano seguinte, então decidi levar uma boa quantidade, mas eu tinha amigas brasileiras que iam na minha casa e falavam: “Nossa, esse livro é bem bacana, me empresta?” Foi quando eu percebi que havia um nicho de negócio, porque não têm livros em português do Brasil aqui na Europa”, relembra Vanessa.

 

Estrutura

A distribuição é feita através de time majoritariamente feminino, através de uma rede de 25 mulheres na equipe, a Livros For Kids tem se consolidado dentro e fora do Brasil. Para atender a demanda, este ano a Livros For Kids inaugurou seu novo depósito, na Alemanha, com mais de 150 metros quadrados, que pode receber até 30 mil livros de uma única vez.

 

“O trabalho que desenvolvemos ainda tem apoio das embaixadas da Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, Austrália e demais países onde estamos inseridos”, conta. “Fornecemos para governos, através das bibliotecas públicas e distribuímos para grandes livrarias também”, aponta. 

 

Segundo Vanessa, o próximo passo será a criação de um clube do livro bilíngue, através da criação da primeira plataforma infantil fora do Brasil, possibilitando que além de crianças descendentes de brasileiros possam ter contato com a cultura e o idioma. O trabalho de Vanessa ainda dá a possibilidade de crianças de todo o mundo se tornarem multilíngues, sendo alfabetizadas em mais de um idioma concomitantemente

 

Para conhecer mais sobre a Livros For Kids, acesse: www.livrosforkids.com