top of page

Mais Recentes !

Marciele Scarton

Nossa Mulher Positiva é Marciele Scarton, mentora de mulheres, autora do Best Seller O Grande Poder: acesse sua força feminina para alcançar tudo que deseja. Marciele compartilha conosco a trajetória de fortalecimento feminino que a permitiu trocar uma vida de sucesso externo que lhe custava o preço de ser workaholic por uma com sucesso em todas as áreas. Sua transformação foi impulsionada por trabalho jornalístico em que mapeou a evolução do universo feminino nos últimos 100 anos e que culminou no método autoral descrito no livro, com o qual passou a conduzir mulheres a esse mesmo caminho de redescoberta de suas essências e potenciais, com equilíbrio e leveza.




1. Como começou a sua carreira?

Embora de diferentes formas, sempre trabalhei empreendendo e me comunicando. Aos 18 anos, no ano seguinte ao que entrei na faculdade de Jornalismo, abri meu CNPJ,  para prestar serviço de apresentações teatrais em um passeio turístico de minha cidade, na Serra Gaúcha. Esse trabalho acontecia somente aos sábados, e eu recebia, por 4 dias trabalhados no mês, o que colegas de curso recebiam por um mês inteiro de segunda a sexta, em oportunidades CLT. Esse trabalho e renda me deram liberdade para conciliar estágios durante a semana, como repórter em rádio e como assessora na área de Comunicação da Embrapa Uva e Vinho, onde me cativei pela assessoria de imprensa. Ao término dessa experiência, recebi um convite para assessorar a Comunicação de uma entidade do setor vinícola. Como já percebia que, ao empreender, não havia limitações de ganhos, local e horários, aceitei prontamente e estive à frente de minha empresa de assessoria de Comunicação e de produção de conteúdos durante 16 anos, conquistando importantes espaços na mídia para esse e para outros clientes.


2. Como é formatado o seu modelo de negócios?

Imagine uma mulher que nunca se sentou à mesa para fazer as refeições, alimentava-se em pé, num canto, depois de servir os homens. Ela teria idade para ser nossa avó, numa realidade que hoje é inconcebível. Essa história me ajuda a contar a trajetória que me tornou autora Best Seller enaltecendo a força feminina. Tive contato com esse fato, enquanto jornalista, quando escrevi meu livro anterior e independente Mulheres do Interior e ele transformou minha vida. Ao entrevistar dezenas de mulheres e mapear conquistas essenciais para a realização feminina em todas as áreas, troquei exitosa atuação na área de assessoria de imprensa pelo propósito de conduzir mulheres a acessarem a força feminina e conquistarem tudo que desejam.


A ponte entre minhas versões jornalista e mentora foram minhas versões escritora e palestrante. Inspirada nas histórias captadas, desenvolvi a palestra Na cabeceira da mesa: mulheres felizes valorizam suas conquistas, utilizando a ponta da mesa para evidenciar a liderança feminina conquistada. Era o embrião do método O Grande Poder. Hoje, todas essas  versões estão integradas na minha essência sempre empreendedora, sendo que a liberdade foi valor que me norteou e me permite, hoje, viver em plena harmonia com os todos os papéis que desempenho como mulher.


Hoje, sinto-me plenamente realizada entregando meu propósito e habilidades ao usar minha fala (palestras), minha escrita (livros) e minha orientação (mentorias), contudo, sempre estou atenta e aberta para nossos projetos e negócios que possam expandir o exercício de meu  propósito.


3. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira?

A aceitação de que, como jornalista assessora de imprensa,  desejava mudar de carreira e de negócio, mesmo tendo obtido sucesso e reconhecimento na atuação. Precisei vencer o medo de julgamentos alheios e minha própria autocrítica sabotadora. Em minha mente, uma voz me impedia de mudar, afinal, eu tinha êxito onde estava, por que arriscar?  E se não der certo? O que os outros vão pensar? Só consegui dar esse passo e migrar para a área do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, tornando-me especialista comportamental, depois e estudar muito de forma autodidata e também de passar por sólida formação na área comportamental, e principalmente de me fortalecer de que eu tinha um propósito maior e que não podia ficar aquém de minha potencialidade por causa de medos que possivelmente eram irreais.


Outro ponto fundamental foi reconhecer minha história e meu valor até ali, percebendo que somos muito mais do que aquilo que fazemos profissionalmente  e que eu precisava de outras atuações para transbordar minha essência, como escrever, palestrar e mentorear.


4. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida corporativa/empreendedora?

Seguindo os passos de meu método. Foi da minha própria necessidade de obter equilíbrio e leveza entre as áreas de minha vida que ele nasceu. Somente através do fortalecimento de nossa essência e poder feminino podemos alcançar resultados grandiosos, com paz interior e satisfação plena. Para tal, é preciso se reconectar consigo mesma. Nessa jornada, em algum momento a mulher passará por três buscas: busca por convicção, por independência e por harmonia, sem que saiba explicar ao certo o que são esses desejos, porque eles são estimulados pela intuição. É por isso que minha transformação conta com passos fundamentais, permeados pela nossa voz mais sábia, suprindo essas necessidades. São eles: clareza, coragem, independência, autoestima, produtividade, equilíbrio e leveza.


Esses pilares e passos permitiram o meu reencontro e o transbordar de minha essência no mundo, e formam o meu método autoral de desenvolvimento feminino, O Grande Poder. Através dele, tenho atuado para que mais mulheres se reconectem com esse mesmo poder realizador, aproveitando essa oportunidade de viver com mais sentido e inteireza.


5. Qual seu maior sonho?

Acredito que o real empoderamento – emocional, espiritual e material -  das  mulheres é um agente fundamental para  a equidade total e para a evolução coletiva da humanidade. Por isso, meu maior sonho é desenvolver um grandioso projeto de conexão e fortalecimento feminino. Ainda não tenho claro o formato exato, mas é algo que ressoa em meu coração e que me parece envolver educação com desenvolvimento feminino pessoal, profissional, financeiro e empreendedor.


6. Qual sua maior conquista?

São duas até o momento. Minha família linda e minha atuação profissional livre e com propósito. Sou mãe do Antoni, 6 anos, e da Améli, que tem 1 ano e sete meses, e casada com Fernando, meu parceiro de vida há 21 anos, desde a adolescência. E minha atuação profissional, mentoreando mulheres na direção efetiva de uma vida mais abundante e próspera em todos os sentidos, podendo fazer isso por meio de minha mentoria e de um livro com alcance e visibilidade nacional.


7. Livro, filme e mulher que admira (não pode ser a mãe).

Livro: Não posso deixar de recomendar meu livro, mas acabarei indicando outros dois através da menção de mulheres que admiro logo abaixo. Então, aqui, gostaria de destacar que O Grande Poder pode mudar a vida da leitora para aquela que ela tanto deseja, contendo, inclusive, ferramentas práticas. Em O Grande Poder, convido mulheres de todas as idades a revisitar sete importantes conquistas que trouxeram as mulheres até aqui para que se apropriem novamente delas e coloquem em prática os aspectos fundamentais de uma vida mais equilibrada. Um manual para a leitora descobrir e celebrar o grande poder de sua essência feminina, em 7 passos para se tornar a mulher que deseja – e merece – ser.


Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: ele destaca algo raro nos dias de hoje,  a impressionante generosidade da personagem principal que faz uma série de estratagemas para auxiliar todos à sua volta. Mas sua mensagem mais profunda é sobre a importância do autoamor, de como é fundamental primeiramente cuidar-se e amar a si própria. E tem uma justificativa extra: porque inspirou, com uma pequena adaptação na escrita e na pronúncia, o nome de minha filha.


Mulher: eu admiro tantas que fica difícil citar apenas uma. Vou destacar duas grandes autoras por terem escrita e abordagem muito diferentes uma da outra sobre o universo feminino, mas igualmente brilhantes: Clarissa Pinkola Estés (Mulheres que correm com os lobos) e Brené Brown (A coragem de ser imperfeito). Nos últimos anos, Rosely Boschini, presidente da Editora Gente, também tem me inspirado profundamente com seu propósito de transformar o Brasil em um país de leitores e de dar espaço para que mensagens como a minha cheguem às livrarias e a muito mais pessoas. Também sou grande admiradora de uma legião de mulheres, em sua maioria anônimas, que vieram antes de nós, como nossas mães e avós, e fizeram com que hoje o caminho não fosse tão árduo. Sempre que tenho a oportunidade como agora, sinto-me no dever de estimular a gratidão a elas.



 
 

Sobre Elas: Histórias que Inspiram Mudança

FALE CONOSCO

Siga o Mulheres Positivas

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

ONDE ESTAMOS 

Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1.645. São Paulo - SP

2024 Mulheres Positivas LTDA.
Todos os direitos reservados

SEJA PARCEIRO

Junte-se ao movimento Mulheres Positivas como uma empresa signatária e abrace a jornada para fortalecer todas as mulheres.

 

Vamos transformar juntos!

bottom of page