Mariana Langoni

Nossa Mulher Poderosa é Mariana Langoni, especialista em Branding e Estratégia de Marca, com mais de duas décadas de atuação no mercado. À frente de sua própria consultoria desde 2018, ela criou o Método Langoni — uma abordagem que une estratégia, estética e comunicação para construir marcas com clareza, consistência e autenticidade.

1. Como começou sua carreira?

Sou formada em Administração e, apesar de sempre ter sido muito boa com números e ter começado minha carreira no mercado financeiro, foi nas aulas de marketing que me apaixonei de verdade. Entendi ali que aquele seria o meu caminho.

Meu primeiro trabalho com marketing foi na L’Oréal. Depois, passei por agências de publicidade e fiz carreira em shoppings de luxo no Rio, como o Shopping Leblon e o VillageMall.

Em 2018, tive coragem para empreender — e posso dizer que foi a melhor (e mais desafiadora) decisão da minha vida. Hoje já são mais de 20 anos de experiência no universo do marketing e do branding que tanto amo, ajudando negócios e empreendedoras a terem mais clareza, posicionamento, presença digital e conexão com o público certo, para alcançarem resultados reais e consistentes.

2. Como é formatado o modelo de negócios da Mari Langoni Marketing & Branding?

Hoje meu modelo de negócios é dividido em dois pilares principais:

  1. Mentoria & Desenvolvimento e 2. Branding 360°.

O primeiro é voltado para a parte educacional — ofereço mentorias individuais, em grupo, workshops e palestras que ajudam mulheres empreendedoras a construírem marcas com intenção e estratégia. Todo esse processo é baseado no meu método autoral, o Método Langoni, estruturado em quatro pilares: Clareza, Posicionamento, Presença Digital com Intenção e Conexão & Vendas.

Já o segundo pilar, o Branding 360°, é voltado para a execução. Acompanho o desenvolvimento de marcas — pessoais ou de negócio — desde a essência até a comunicação visual, passando por planejamento estratégico, identidade visual, sessões de fotos e vídeos, materiais de apresentação e gestão de redes sociais. Tudo de forma integrada, com um olhar profundo e personalizado, respeitando o momento e os objetivos de cada cliente.

3. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira?

O momento mais difícil foi quando eu ainda não tinha clareza sobre o meu propósito. Eu até gostava do que fazia, mas tudo parecia no automático, como se faltasse sentido.

Esse sentimento ficou ainda mais forte quando tive meu filho — me vi tendo que fazer escolhas diárias sem saber ao certo onde queria chegar. Sabia que podia mais, mas não fazia ideia de como ou por onde começar. Foi nesse vazio que comecei a reconstruir minha trajetória com mais intenção e verdade.

4. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida empreendedora?

Acho que existem alguns ingredientes que me ajudam muito nesse equilíbrio: organização e planejamento (sem dúvida), saber minhas prioridades diárias, amar o que faço e, principalmente, ter clareza dos meus valores — o que é inegociável para mim.

Muitas vezes, essa clareza é o que me ajuda a tomar as decisões certas quando tudo parece urgente ao mesmo tempo.

Inclusive, estou respondendo essa entrevista de um café em Nova York, durante uma viagem em família. Eles estão se arrumando e eu aproveitei esse momento para trabalhar. Pra mim, isso é equilíbrio: entender que nem todos os pratinhos vão estar no ar ao mesmo tempo — e tudo bem. O importante é saber quais não podem cair de jeito nenhum naquele dia.

5. Qual o seu maior sonho?

Escrever um livro de sucesso — e ver minha família (e meu filho) sempre feliz.

6. Qual sua maior conquista?

Ter minha liberdade: financeira, de escolhas profissionais e de tempo. E, acima de tudo, ter conseguido transformar minha experiência em uma ponte que encurta o caminho de outras mulheres. Ajudar empreendedoras a se posicionarem e crescerem através do meu trabalho é, sem dúvida, a maior conquista de todas.

7. Livro, filme e mulher que admira:

 Livros:

“A Coragem de Ser Imperfeito” (Brené Brown) — uma leitura que me ajudou a ressignificar vulnerabilidade como força.

“O que eu sei de verdade” (Oprah Winfrey) — já li em diferentes fases da vida e sempre encontro novas camadas. Uma verdadeira bússola emocional.

Filme:

“O Diabo Veste Prada” — um clássico que fala sobre reputação de imagem, branding pessoal, bastidores de carreira e moda. Também traz uma reflexão sobre valores e escolhas, com um toque de romance e muito estilo.

Mulher que admiro:

Oprah Winfrey. Pela forma como construiu sua trajetória com verdade, profundidade e impacto. Ela é comunicadora, estrategista, empreendedora — e um exemplo vivo de presença e propósito.