Nossa Mulher Positiva é Vanessa Ramos Ribeiro, microempreendedora, mulher preta, cristã, esposa, mãe, trancista e mega-hairista. Aos 37 anos, com mais de 23 anos de profissão, ela se reencontrou com sua verdadeira essência feminina e aprendeu a empreender sem abrir mão de cuidar do corpo, da alma e do espírito. Vanessa provou que é possível ser uma mulher de sucesso, valorizando a família por meio de princípios milenares e do empreendedorismo no lar.
Comecei aos 13 anos. Minha mãe não tinha dinheiro para pagar uma trancista, então minha primeira cliente foi eu mesma. Depois, fiz o cabelo da minha irmã, de parentes e amigas. Assim, o boca a boca me trouxe até aqui, com mais de 23 anos de experiência na profissão.
Meu modelo de negócios é como microempreendedora. Faço atendimento domiciliar, dou aulas em ONGs para formar novas profissionais e ofereço consultoria para mulheres que querem empreender de casa, sem deixar de cuidar de si mesmas e da família.
oram três momentos: O primeiro, aos 15 anos, quando dei o primeiro passo e ninguém acreditava em mim.O segundo, quando saí de um relacionamento abusivo com traições, agressões físicas e psicológicas, que me levaram a tentar o suicídio.O terceiro, quando tive meu filho, em mais um relacionamento abusivo, com ameaças e sem apoio. Mas Deus me segurou, e mesmo em meio a tantas dificuldades, consegui construir minha casa, cuidar do meu filho e ainda ajudar minha mãe. Graças a Deus, através de Jesus, fui restaurada.
Eu coloco tudo em ordem de prioridade e sigo a minha agenda. A ordem é a seguinte:
Intimidade com Deus
Cuidar de mim
Auxiliar meu marido
Dar atenção ao meu filho
Trabalho voluntário na igreja
Trabalho empreendedor (atendimento no salão, consultoria, vendas online).
Meu maior sonho é ver muitas mulheres voltarem à sua essência e pararem de lutar por um nível inatingível que tem causado adoecimento, sobrecarga e sérias doenças psicológicas e físicas. Meu sonho é ver as mulheres voltarem a se amar como foram criadas por Deus, a amar serem cuidadas e a amar suas famílias.
Minha maior conquista foi ter encontrado minha real essência e perceber que ser feliz é muito mais simples do que parece. Entendi que os maiores problemas estão dentro de nós: os traumas, a falta de identidade. Se estamos doentes por dentro, podemos ter tudo — dinheiro, fama, sucesso, uma casa linda, filhos, casamento —, mas se não tivermos nossa identidade real e colocarmos nossa felicidade e expectativas em outras pessoas, vamos nos decepcionar, pois as pessoas são falhas, assim como nós. Aprendi a confiar em Deus e a colocar Nele minha esperança, e tudo ficou mais leve. Hoje tenho Jesus, sei quem sou, sei para que estou nesta terra de passagem e para onde vou depois de tudo.
Livro: Bíblia.
Filme: Paixão de Cristo.
Mulher: Raquel Lima (pastora e pregadora).