Entrevista com Ana Flávia Cabral
Neste episódio,Fabi Saad recebe Ana Flávia Cabral, vice-presidente da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), para uma conversa que une o rigor do direito (sua formação) com a gestão cultural e a força da música.
Ana Flávia explica que a música, para a OSB, é mais do que arte: é uma ferramenta para diminuir a distância entre o talento e o palco, e um canal para promover direitos e valores. Ela revela que o Brasil tem um futuro sombrio em criatividade (estando entre as piores posições no ranking PISA) devido à ausência de educação musical nas escolas há mais de 60 anos.
Destaques da Entrevista:
Música e Criatividade: O projeto Conexões Musicais da OSB leva a música clássica gratuitamente para escolas públicas, estimulando a criatividade (que não é um dom inato, mas uma habilidade) e o senso de coletivo nas crianças.
Profissionalismo na Cultura: A gestão da Orquestra é um desafio: Ana Flávia critica a precarização do trabalho do músico no Brasil e a dificuldade dos talentos de sustentarem a carreira, muitas vezes perdendo grandes oportunidades por necessidade de sustento familiar.
Lições de Maternidade: Como mãe, ela enfatiza a importância de fazer a sua parte dentro de casa e de estimular a criatividade dos filhos, como incentivar a leitura de 30 minutos por dia e o hábito de transcrever pensamentos (manuscrito) para estimular a dinâmica cerebral.
O Valor da Experiência: A música de concerto é descrita como uma experiência de encontro e transformação, onde “a gente nunca sai da mesma forma que a gente entrou num teatro.”
Quer saber por que a música é vital para o desenvolvimento humano, como a Orquestra Sinfônica Brasileira está mudando o cenário da educação e qual o segredo para ter uma vida mais equilibrada?
Assista à entrevista completa e inspire-se!